diário, escritos, rascunhos, pulsações de uma vida quase completa

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Leia na minha camisa...


Era um sábado. Despretensiosamente eu me reencontraria com uma das grandes vozes da minha vida, da música brasileira, do canto do mundo. Eu fui, quase sendo levado. Lembrava daqueles minutos presos à frente do computador, numa sala praticamente desmobiliada, numa noite fria em São Paulo, quando ouvimos pela primeira vez o disco. Um viva à tecnologia! Ouvíamos em primeira mão. Éramos dois jovens, naquela solidão paulistana, como aquele grupo de baianos jovens que aportaram naquelas terras na longínqua década de 1960. E ouviam seus vinis. Nós ouvíamos MP3. Mas a tensão e a expectativa eram as mesmas. Ouvimos de uma tirada só. 11 faixas. Um disco curto. As primeiras impressões foram de estranhamento. Era novo. Quebrava parâmetros como a música que eles mesmos inventaram anos atrás. Disco comprado logo em seguida, ouvido diversas vezes, até que aqueles sons que pareciam dissonantes tornavam-se familiares. Disco guardado. Expectativa para o show. Ingresso comprado, show adiado. Medo, tensão. Chegou o dia. Aquela companhia da primeira audição estaria comigo no show. Alegria. E lá estávamos, a caminho do tão esperado reencontro. No carro ouvíamos o disco. E chegamos. Amigos, conversas. Segundo sinal. Sentei-me, as pernas já não pareciam me pertencer. Toda minha descontração se fora. Minhas mãos tremiam como da primeira vez. Meus olhos aguardavam ansiosamente por rever aquela figura tão querida. Abrem-se as cortinas, as primeira notas. A VOZ. O sorriso, que parecia ser para mim, direto. Desarmei-me. Embarquei. Emocionei-me, como tantas vezes. Era o meu reencontro acontecendo, só ela e eu. O mundo parado ao redor. O seu canto, já é um “Recanto”, é novo e é o mesmo. O tempo passou. Tudo mudou, mas a voz, a voz é eterna. 


Nenhum comentário: